APMF

Os membros e funções da diretoria vigente da APMF estão elencados abaixo.



O QUE É A ASSOCIAÇÃO DE PAIS, MESTRES E FUNCIONÁRIOS ?


Cremos que a ilustração ao lado exemplifica a importância da APMF. Ela se constitui em um meio, que não pode ser desvinculado de princípios maiores que orientam a administração e que orientam a vida a sociedade, como a ética, a moralidade, a eficiência, além da legalidade e da publicidade de seus atos, para se chegar a uma finalidade: a gestão participativa e democrática envolvendo toda comunidade escolar. Essa participação, entretanto, também não se encerra como um meio em si mesma, mas é o alicerce para se construir uma educação de qualidade. Educação que se constrói ativa e constantemente com base na concepção e na participação de todos os envolvidos. Aí talvez podemos encontrar a finalidade de todos os esforços e ações: uma sociedade mais justa, desenvolvida, com valores que garantam a dignidade e o desenvolvimento de todos os seus membros.

E embora  os envolvidos na diretoria sejam limitados pelos princípios legais e pelos seus vínculos com a escola, os reflexos dessa ação não tem uma abrangência restrita. Essa ação em busca de uma educação de qualidade refletirá nas relações sociais, na construção de uma sociedade preparada para receber e acolher os membros que a compõe. Afinal, é justamente o a busca pelo desenvolvimento humano, em todos os seus sentidos, que justifica a vida em sociedade, que nos retira do individualismo, do egoísmo e do egocentrismo e nos coloca como elementos ativos e importantes de uma causa maior, de um objetivo comum.

Assim, cabe a cada um fazer o seu melhor para o alcance desse objetivo universal. Até mesmo o Estado, figura abstrata a quem atribuímos obrigações e responsabilidade, apontamos falhas, nada mais é do que uma construção social, portanto, uma criação coletiva que consolida os esforços e direcionamentos por melhores condições de existência e desenvolvimento para todos. Em última instância, o Estado é o reflexo dos valores e das ações da sociedade que o mantém consolidado.

Mas o que é APMF ? O que ela faz ? Como elas surgiram ?

A APMF é uma pessoa jurídica de direito privado, é um órgão de representação dos Pais, Mestres e Funcionários do Estabelecimento de Ensino. Não tendo caráter político-partidário, religioso, racial e nem fins lucrativos, não sendo remunerados os seus Dirigentes e Conselheiros, sendo constituído por prazo indeterminado.

Os primeiros marcos históricos referentes a organização das comunidades escolares em associações permeiam o ano 1895, no Rio de Janeiro. Na época, essas associações foram denominadas Caixas Escolares e tinham como função básica administrar os recursos financeiros da escola, oriundos da União, estados e municípios, e aqueles arrecadados pelas unidades escolares.
Evidencia-se que em seu princípio, o escopo dessa instituição de caráter comunitário era o de assistencialismo, tendo em vista as políticas educacionais descentralizadas do Estado brasileiro.

 A partir da segunda metade do século XX, as políticas educacionais foram se modificando no cenário histórico, tendo em vista a propagação da concepção escolanovista,

A implantação das cooperativas escolares expressou essa mudança conceitual. Posteriormente, por volta de 1960, ocorreram as implementações das Associações de pais e professores.

Percebe-se, mais uma vez, mudanças significativas na função deste organismo escolar, o qual minimiza o papel do Estado e começa a delegar às instituições escolares e suas comunidades responsabilidades. A partir do ano de 2003, cria-se a nomenclatura atual - Associação de Pais, Mestres e Funcionários, visando a construção, de forma democrática, de uma proposta de consolidação de uma escola pública, gratuita, universal e de qualidade

Atualmente, visa legitimar a construção, de forma democrática, de uma proposta de consolidação de uma escola pública, gratuita, universal e de qualidade.
Exigirá de todos, sobretudo dos representantes eleitos, que compreendam seu papel nesta instância colegiada que busca decidir,  implementar e acompanhar as ações necessárias à efetivação do processo educativo de qualidade.

O exercício do papel da sociedade junto ao Estado constituído.

Exigências

·        Quadro social em conformidade;
·        Ata da Eleição da Diretoria registrada em Cartório;
·        Estatuto registrado em cartório;
·        CNPJ e demais registros na Receita Federal     Regularidade bancária
·        Lei de Utilidade Pública;
·        Certidão Negativa de Débito do INSS; RAIS
·        Declaração de Imposto de Renda anual; DIPJ
·        DCTF – Declaração de Débitos e Créditos Financeiros;
·        Certidão Liberatória do T. C. E.
·        Prestação de contas em dia dos recursos recebidos; e

·        Demais documentos exigidos pela legislação vigente


No comments:

Post a Comment

BLOG DESENVOLVIDO EM NOVEMBRO DE 2009
por HAROLDO J. ANDRADE MATHIAS
Atenção: A cópia e divulgação não autorizada ou sem menção da fonte do conteúdo está sujeita às sanções cabíveis, conforme dispõe a Lei Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998.